Oi pessoal !!!

Quando falamos de cálcio, imediatamente lembramos do Leite. E não é para menos, ele é um nutriente essencial para os nossos ossos e dentes. E em especial para nós mulheres.

Mas, quando há restrições para ingerir o leite e/ou seus derivados como no caso dos intolerantes ou alérgicos à lactose ??….Aonde encontrar esse mineral tão valioso nos alimentos ? Vamos lá !!!

  1. Laranja – Pode oferecer até 375 mg de cálcio, mas que a vitamina C.
  2. Sardinha – Rica em ômega 3, ( fonte de gordura boa para o coração), preparada de forma assada é uma excelente fonte de cálcio.
  3. Tofu – importante fonte de cálcio, desde que tenha sido complementado com sulfato de cálcio.
  4. Brocólis – Aqui um cuidado, faça a preparação preferencialmente no vapor. O vegetal consumido na forma crua pode gerar um quadro de hipotireoidismo.
  5. Espinafre – também é uma excelente fonte de ferro.
  6. Grão de Bico – produz  a sensação de saciedade pelo elevado teor de fibras.
  7. Linhaça – Também ótima fonte de ômega 3, mas atenção as calorias, 100g de linhaça equivale a 495 kcal.

Estes alimentos fazem parte de uma dieta equilibrada e saudável.

A infância é  uma fase importante para a ingestão do cálcio, para a boa formação dos ossos e dentes.

Recomenda-se :

1 a 3 anos – 500 mg

4 a 8 anos – 800 mg

9 a 18 anos – 1000 mg

A medida que crescemos e chegamos a fase adulta, 1000 mg e após os 50 anos, 1200 mg.

Lembrando que para a absorção do cálcio é necessário a vitamina D ( a exposição solar é a melhor fonte desta vitamina ).Também evitar ingerir com alimentos que contenham ferro e cafeina que dificultam a absorção do cálcio.

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