Puxa !!! Descobri que sou celíaco e agora nem sei por onde começar…Calma !!! 🙂

Vamos a dicas :

  1. Primeiramente. Já foi diagnosticado por um médico especialista de que é portador de doença celíaca ou tem sensibilidade ao glúten ? Então busque informação sobre sua doença, a falta dela nos deixa aflitos e preocupados, munido de conhecimento tudo fica bem mais fácil, e verá que não é um bicho de 7 cabeças.
  2. Busque o acompanhamento de um nutricionista, que irá lhe prescrever uma dieta equilibrada e isenta de glúten.
  3. Frutas,Carnes e Peixes são isentos de glúten.
  4. Leia e releia os rótulos das embalagens em supermercados, e prefira as indústrias que trabalham de forma segura em seus maquinários,para não correr o risco de traços de glúten no produto ao consumir.Procure na embalagem “gluten free”ou “sem glúten”.
  5. Tome cuidado com a aveia, ela não tem glúten ( tecnicamente não tem mesmo ), mas se for processada no mesmo maquinário que o trigo pode ter traços de glúten.
  6. O mesmo cuidado com grãos e barras de cerais.
  7. Existem diversas opções de grãos livres de glúten e que estão há anos presentes em sua dieta diária. Alguns podem ser facilmente encontrados, mas há outros que só poderão ser achados em lojas especializadas: Vamos a eles!!! Arroz, milho, soja, tapioca, feijões, sorgo, quinoa, painço, trigo sarraceno, araruta, amaranto,linhaça, chia, aveia sem glúten.E lógico atenção para uma compra segura,prefira as empresas que utilizam maquinário e armazenamento específico para produtos isentos de glúten.
  8. Ahh !!! Farinhas, que Maravilha !!! Temos muitas opções disponíveis. De arroz, amendôas,milho…etc…escolha a que mais se adequar e faça suas alquimías culinárias.)

 Sou vegetariano e aí ? Minhas dicas 🙂

1.Não se torne vegetariano da noite para o dia, você precisa aprender a entender e conhecer as reações de seu organismo.

2. Faça de forma gradual e dependendo, não tão radical.Procure um nutricionista para não ter problemas de falta nutrientes em sua alimentação e correr o risco desnecessário de adoecer.

3. Aprenda e estude os alimentos,conheça produtos para quem optou por este estilo de vida mais saudável, hoje temos muita informação disponível.

4. Tenha o hábito de ler rótulos de embalagens.

5. Aprenda a cozinhar, experimente novas receitas e ingredientes.

6.Não conte ao mundo sobre a sua decisão de se tornar vegetariano, além de correr o risco de discussões que você pode evitar,elas  quase sempre não vão dar há lugar nenhum.E pode ser que você se adapte ou não…então não construa problemas. 🙂

Até o próximo post !!!

 

 

 

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