Sobre a a Lactose :

1. Leite de coco não contém Lactose ? VERDADE 

A lactose está presente somente no leite de origem animal. Os chamados leites vegetais, como o leite de coco, de soja, arroz e outros não têm lactose.

2. A enzima lactase funciona para todos os intolerantes à lactose? MITO

A enzima lactase, ingerida  através de suplementos e/ou medicamentos tem bons resultados , mas, não em todos os indivíduos, depende do grau da IL e da dosagem.

3. A lactose está presente em todos os alimentos lácteos ? MITO

Nem todos os alimentos elaborados a partir do leite de origem animal possuem lactose. Ex: Alguns queijos em seu processo de fabricação, lactose é iliminada.

4. Intolerância à lactose não é um perigo ? MITO

Os sintomas da intolerância à lactose são básicos (náuseas, diarréias, vômitos, gases e dores de estômago), isso não significa que não seja algo grave. O indivíduo  pode ser hospitalizado com diarréia severa e ter desidratação, que é extremamente perigosa para o corpo humano.

5. A dieta precisa ser modificada para quem é intolerante à lactose? VERDADE

Seus hábitos alimentares precisam ser modificados, mas isso não significa cortar de vez os laticínios. Antes de qualquer tratamento, é importante consultar um médico e um nutricionista para abordar o problema e montar um cardápio adaptado.

6. A intolerância à lactose não tem cura ou mesmo tratamento paliativo? VERDADE 

Não existe uma cura, mas é possível tratar os sintomas limitando-os ou em alguns casos, evitando o consumo de certos produtos com leite e derivados. Cada indivíduo com a ajuda de um nutricionista aprenderá quais aos alimentos que poderá consumir, sem que lhe cause os sintomas tão incômodos.

7. Um intolerante à lactose deve utilizar algum tipo de suplemento de cálcio? VERDADE

 Avaliar o quadro, frente a um nutricionista a possibilidade e/ou necessidade de algum tipo de suplemento de cálcio e/ou outro micronutriente. Mulheres, em especial as que se encontram próximas e/ou na menopausa, devem dar bastante atenção a esse ponto por causa da perda do cálcio.

 

Sobre o Glúten

1. O glúten faz mal para nosso organismo ?

 MITO – O glúten não faz mal para as pessoas que não apresentam intolerância ou alergia.

2. Posso tirar o glúten da dieta, sem consultar um médico ou nutricionista?

MITO – Não. Alguns alimentos não podem ser retirados de algumas dietas. Cada pessoa pode ter carência de algum nutriente que pode conter no alimento com glúten. O ideal é, primeiro, buscar por nutricionistas que vão direcionar a melhor dieta para o seu cardápio.

 3. Posso engordar comendo produtos Sem Glúten ?

 VERDADE – Consumir produtos isentos de glúten podem engordar , se você fez esta opção para perder peso. As farinhas utilizadas neste tipo de produto tem alto valor glicêmico ( eleva o açúcar  do sangue ), é preciso estar atento aos valores calóricos relacionando- os à obesidade.

 4. Além dos celíacos, mais alguém tem restrição ao glúten?

 VERDADE – Sim. Indivíduos com sensibilidade ao glúten, alergia ao glúten (dermatite herpetiforme ). Em alguns casos de síndrome do cólon irritável. As pessoas saudáveis devem ter um balanceamento da proteína, mas não extingui-la do cardápio.

 5. Consumir glúten demais faz a pessoa virar celíaca ?

MITO – Não a desenvolve com o consumo do glúten, mesmo porquê a doença celíaca é genética, e portanto  a presença destes genes é necessária, mas não determinante para o aparecimento da doença.

 6. A doença celíaca pode aparecer na fase adulta ?

VERDADE – É mais comum ocorrer na juventude, mas quem tem predisposição pode ocorrer em qualquer fase da vida.

 7. Existem formas saudáveis de consumir glúten ?

 VERDADE – Sim, consumo de produtos integrais.( exemplo: macarrão, pão )

Compartilha com teus amigos...Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on TumblrEmail this to someone