Olá pessoal !!!

Vamos a mais informações sobre o glúten x patologias.

Existem doenças associadas ao glúten e que podem confundir ou dificultar o diagnóstico.

Doença Celíaca,Sensibilidade, Alergia, Síndrome do Intestino Irritável  estas patologias estão relacionadas com o glúten (proteína presente no trigo)

Vejam só !!!

Doença Celíaca – Ela é de origem genética. E o consumo de alimentos com glúten gera uma reação imunológica no intestino delgado,provocando  uma inflamação crônica que causa a má absorção de nutrientes e desnutrição.

Os sintomas são diarreia crônica, perda de peso, sensação de “inchaço”, dores abdominais.

Sensibilidade ao Glúten – Diferente da doença celíaca, a sensibilidade ao glúten não é de origem genética. O indivíduo é considerado portador desta patologia quando a doença celíaca e a alergia já foram descartadas, e então entende-se que intolerante ao glúten.

Alergia ao Glúten – Toda a atenção é necessária ao indivíduo que é diagnosticado com esta patologia, pois neste caso o organismo rejeita o glúten.

E o consumo desta proteína provoca  reações alérgicas no intestino, na pele e problemas respiratórios sérios.

Síndrome do Intestino Irritável – Já a síndrome do intestino irritável é uma doença comum crônica que afeta neste caso,o intestino grosso. (cólon)

 Para muitos com qualquer uma destas doenças acima é um grande desafio pela busca do diagnóstico correto e/ou que ainda desconhecem e sofrem com os sintomas sem saber que podem ter algum problema com o glúten.
Depois do diagnóstico correto, o segundo desafio é a busca de uma dieta livre de glúten. O acompanhamento do profissional nutricionista é essencial para uma dieta balanceada isenta desta proteína.
Hoje em dia temos várias opções, e o mercado especializou-se com produtos bons  e seguros.

Glúten x Vegetarianos 

O glúten é essencial para fazer o alimento crescer. E é uma proteína de baixo valor biológico, ou seja, não tem todos os aminoácidos que precisamos.

A princípio, sua retirada da dieta não apresenta risco para a saúde. No entanto, para pessoas vegetarianas é necessário fazer avaliação mais criteriosa pois  usam o trigo como uma de suas fontes de proteína.

É isso aí pessoal até mais um post !!! E aguardo sua opinião !!!

Abraços !!!

 

 

Compartilha com teus amigos...Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on TumblrEmail this to someone